Pin It

Vintage ou Retrô? Eis a questão.

Muita gente ainda costuma confundi-los ao deparar-se com estes termos. Mas, uma coisa é certa, sabemos que se trata de algo referente ao passado. Vintage ou retrô, de fato são utilizados para se referir a objetos com características que claramente nos remetem ao passado. Porém a uma diferença gritante entre eles, e é isso que nós vamos descobrir agora!

Origem

Sabe-se que, Vintage é uma palavra de origem inglesa que significava Vint + Age, ou seja idade do vinho, para denominar aqueles vinhos que eram de boas safras. Eventualmente com o tempo, este termo passou a ser adotado pela moda para definir roupas antigas de segunda mão reutilizadas e mais tarde a outros objetos do cotidiano. Certamente, toda essa ideia surgiu a partir da necessidade de pessoas que não tinham como adquirir bens de consumo novos de fábrica. Mas, o termo veio a começar ser estudado primeiramente no Reino Unido em meados da década de 60, quando se percebeu o crescente interesse por estes itens.

moveis vintage 1024x692 - Vintage ou Retrô? Eis a questão.

O que nos chama a atenção é o fato dele aparecer justamente como um contraponto em relação ao movimento modernista que também estava surgindo naquela época, enquanto pessoas se sentiam-se fazer parte da moda da época usando e abusando de coisas minimalistas e de materiais alternativos, outros começaram a valorizar aquilo que fora bonito no passado. Já na década de 70 surge o termo retro, que passou a ser utilizado em vários lugares para se referir aos objetos antigos comercializados, agora já com valor agregado, afinal já havia um público que apreciava este estilo.

Conclusão

Basicamente vintage, é todo aquele objeto em bom estado de conservação pertencente a um período de 20 a 100 anos atrás, enquanto retrô por sua vez, diz respeito a uma reprodução que se inspira em estilos do passado, ou seja, produtos contemporâneos que fazem uma referência visual à algo que fora marcante no em outra época. Ok, mas… e se o objeto tiver mais de 100 anos? Sobretudo, nesse caso ele já entra em outra categoria e passa a ser considerado como uma antiguidade.

objetos vintage 1024x683 - Vintage ou Retrô? Eis a questão.

Atualmente há grande apreço por objetos vintage ou retrô, afinal eles tem por si só a capacidade de deixar um ambiente eclético como nenhum outro ou deixá-lo cada vez mais próximo de determinado estilo, como o clássico, retrô o industrial por exemplo, que costuma receber bem objetos com essa pegada. Hoje conseguimos garimpá-los em brechós, bazares, lojas de antiguidade ou até mesmo na casa da vovó. Por fim, agora você já sabe a diferença, é importante entender que, possuir ou utilizar algo vintage não lhe faz pertencer ao um estilo vintage e sim que você segue um estilo retrô. Logo que, o retrô faz apenas referência ao “passado” enquanto objetos vintage por sua vez pertencem a ele.

Referências:

CATALANI, Anna; CHUNG, Yupin. Vintage or fashion clothes? An investigation inside the issues of collecting and marketing second-hand clothes. In: Unpublished paper presented at The 8th International Conference on Arts and Cultural Management, Montreal: HEC Montreal. 2005.
YAMANARI, T. O. Vintage e o Retrô como estratégias visuais. Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, Londrina, 2013.
FISCHER, Nancy L. Vintage, the first 40 years: The emergence and persistence of vintage style in the United States. Culture Unbound: Journal of Current Cultural Research, 2015, 7.1: 45-66.
CURRAJ, Erida. Vintage Design Furniture in Albania, a New Retro Design Paradigm in the Post-Communist Era. European Journal of Engineering and Formal Sciences, 2018, 2.1: 36-42.