Sem dúvidas, Dieter Rams é um dos designers mais importantes do século XX. Sob influência de seu avô se especializou em arquitetura e nos anos 50 passou a integrar a equipe da Braun, onde projetou mais de 500 produtos em seus 40 anos de estadia, desse modo, fez um trabalho significativo para o mundo e revolucionando a maneira como o design era enxergado. Rams desenvolveu sua própria filosofia de design, uma vez que a seguiu para a execução de seus projetos. Abaixo podemos conferir seus 10 princípios para que um projeto de fato seja bom:
Índice
1-É inovador.
A tecnologia está em constante evolução, por isso novas oportunidades para planejar soluções são criadas. Afinal, o design deve acompanhar essa evolução e estar sempre se reinventando, pedra que não rola cria limo!
2-Torna um produto útil.
O produto precisa cumprir bem a função para qual foi projetado,pois caso contrário, do que adianta um grande apelo estético se não há serventia para o produto? A não ser que seja uma peça de decoração…
3-É estético.
A sim, o viés estético, uma importantíssima característica de qualquer produto, afinal na maioria das vezes o primeiro contato que temos com um objeto é o visual. Se o que estamos vendo nos agrada visualmente, nos trará uma sensação de bem-estar.
4-Ajuda a entender um produto.
Design é comunicação, um produto intuitivo dispensa um manual de instruções.
É como abrir uma maçaneta de uma porta, uma vez que você quase que instintivamente sabe que é preciso girar pra baixo.
5-É discreto.
Quando tratamos de um projeto de design, não estamos falando de objetos de arte ou decoração. Inegavelmente o mais correto seria tratar o objeto como uma ferramenta a ser utilizada pelo usuário.
6-É honesto.
Não, o design não vai trazer o seu amor em 15 dias, ele entrega ao usuário simplesmente a sua função de uso para o qual foi projetado, em outras palavras, nem mais, nem menos.
7-É durável.
Estamos falando de design atemporal, um design com características que irá continuar super contemporâneo através dos tempos, o que de fato ignora todas as modinhas imagináveis!
8-É minucioso até o último detalhe.
Nada no projeto vai estar ali sem razão, ou seja tudo deve ter um propósito, isso demonstra respeito ao usuário.
9-Se preocupa com o meio ambiente.
Sustentabilidade, durante todo o ciclo de vida do produto, desde a produção até o descarte, portanto é necessário tomar medidas para a diminuição do impacto na natureza.
10-É o menor possível.
A famosa expressão “menos é mais”. É necessário manter somente o que é essencial no produto ou ele pode virar um mar de informação visual confundindo a mente das pessoas e talvez prejudicando até mesmo sua função, em Minas Gerais diriam que não precisa ficar com “inventação de moda” ou “papagaiagem”.
Referências:
https://designmuseum.org/designers/dieter-rams
https://www.vitsoe.com/rw/about/dieter-rams