Hoje em dia é comum encontrar em diversas lojas de decoração, ambientes que dizem ter sido criados a partir do método Montessori. Quase sempre com móveis baixos e uma cama baixinha com armação em formato de casinha, o que não deixa de ser bonitinho. Porém esta é uma visão um tanto quanto distorcida e rasa do que vem a ser o método Montessori. É possível aplicá-lo à decoração infantil? Sim, criar um ambiente preparado, contribui para o desenvolvimento dos pequenos. No entanto devemos nos atentar à essência, e os verdadeiros princípios deste incrível método.
Primeiramente é necessário entender quem foi Maria Montessori (1870-1952), a criadora deste método, uma mulher a frente do seu tempo. Nascida na Itália, foi a pioneira entre as mulheres de seu país a cursar medicina, naquela era época era algo exclusivo para os homens. Contudo, o preconceito predominava, e mulheres eram proibidas de atender homens, o que a levou a trabalhar na área de pediatria. Aos poucos viu-se convertendo aos campos da pedagogia, criando uma própria casa de educação. Onde desenvolveu suas teorias e criou materiais que possibilitassem a aplicação de seus estudos na prática.
Índice
Os princípios montessorianos
Ela acreditava que, cada aluno deveria ser o centro de todo processo de ensino e aprendizado. Tendo os interesses próprios dos pequenos levados em consideração e lhes dando certa autonomia. Tudo isso se dá através da observação do seu comportamento, por um adulto preparado. Este por sua vez, deve observar e compreender a natureza da criança e assim auxiliá-la com a menor interferência possível. Cada uma delas possui suas próprias dificuldades e aptidões em cada faixa etária, por conta disso são trabalhadas de maneira diferente umas das outras.
Eis aqui os principais pontos que definem a teoria de Montessori:
Autoeducação
Como dito anteriormente, a autonomia da criança é colocada em primeiro lugar. Todas elas, possuem a capacidade inata de aprender sozinhas, assim como já aprendem muitas coisas como andar por exemplo. Quando pequenas estão abertas a descobrir o mundo, tudo é novidade, o ideal é que elas possam explorar o que há ao seu redor de acordo com o que lhes é interessante. Ao invés de simplesmente impor à criança o que queremos que ela aprenda, é melhor deixar que ela mesma decida por si só. O que não impede que a mesma seja estimulada e apresentada à diferentes tipos de atividades e conhecimentos.
Educação Cósmica
Aqui é mostrado à criança que tudo no mundo e no universo está interligado, uma coisa depende da outra. Temos também a primeira noção do que significa organização, um aspecto bastante presente em Montessori. Apresentar a co-relação das coisas e a historia ou origem por trás de tudo, a ajudará a criar um sentimento de gratidão e sobretudo a instigará a buscar cada vez mais conhecimento. Cada ser na natureza desempenha um papel fundamental para o equilíbrio de tudo, é preciso entender que nós também fazemos parte deste equilíbrio. Uma característica interessante é justamente a interação dos pequenos e o convívio com o meio.
Educação como ciência
Talvez uma das grandes diferenças desta forma de ensino é o fato de que é utilizado um método científico de observação, hipóteses e teorias a cerca do desenvolvimento de cada criança. Nenhuma criança é julgada ou avaliada através de “nota”, a recompensa é o simples fato de a mesma ter conseguido tal feito e consequentemente agregado conhecimento. O educador irá medir os resultados e continuar oferecendo atividades que acreditar serem fundamentais.
Adulto preparado
Mesmo que haja pouco interferência dos adultos, desde cedo lhes é instruído a importância do respeito. Respeitar uns aos outros, respeitar a vez de cada um e o espaço. Como dito anteriormente, o adulto deve acompanhar o que está sendo feito, vindo a interferir somente quando lhe é solicitado. É importante que o adulto mantenha um tom de voz calmo e constante, o que enfatiza a noção de respeito, e principalmente que não se infantilize em sua comunicação. Um adulto deve exercer um papel de adulto.
Criança Equilibrada
Segundo Montessori, todos nós nascemos com um guia interior, uma espécie de característica biológica que nos irá ajudar a aprender tal habilidade ou conhecimento em determinada fase do desenvolvimento, como a fala por exemplo. Aspectos e valores como o esforço e concentração, generosidade, empatia, são adquiridos como resultado do método bem trabalhado, o que consequentemente gera a felicidade. Uma criança feliz é uma das principais diretrizes que nos mostra se o caminho está sendo bem percorrido, além da aquisição de conhecimento e o interesse por novas descobertas.
Ambiente Preparado
A primeira coisa que se deve levar em conta é a organização. Segundo a pedagoga, uma boa organização é imprescindível para que haja uma boa aprendizagem. O ambiente deve ser projetado de modo a atender às necessidades da criança. Além da mobília de tamanho acessível, é importante a presença de materiais de desenvolvimento disponíveis para ela. Como brinquedos educativos que estimulam a cognição, utensílios que simulam a vida cotidiana, itens relacionados à linguagem e à matemática além de outros mais voltados ao cosmos, como as artes, historia e geografia por exemplo.
Dessa forma ela terá sua liberdade e irá aprender a criar certa independência desde cedo. O método permite que ela decida por si que tipo de atividade que quer realizar, caso não consiga, ela simplesmente irá devolver o objeto e tentar resolver outro. Isso ajuda a criar repertório para mais tarde retornar ao que não havia conseguido para tentar resolvê-lo.
Um fato interessante, é a presença de tapetinhos que delimitam o espaço na qual a criança está utilizando para a realização de um trabalho (são bastante utilizados em escolas montessorianas), servem para que se tenha a ideia de respeito de espaço, saber respeitar o seu espaço e o espaço do outro. Sim, aqui todas as atividades são tratadas como trabalhos, a fim de dar a ideia de que elas possuem uma responsabilidade.
Outras referências
Falamos muito sobre a questão dos ambientes preparados, e agora que você já sabe sobre os fundamentos montessorianos e deseja decorar o quarto de seu filho, não deixe de conferir essa galeria de inspirações que separei especialmente pra você!
Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo o site oficial dedicado à Montessori e sua metodologia:
https://www.mariamontessori.com/
Há também uma instituição brasileira especializada no método montessori na qual você pode ter acesso a um conteúdo totalmente em português:
https://larmontessori.com/
Você pode saber mais sobre Maria Montessori através do livro de Hermann Röhrs que foi disponibilizado de forma totalmente gratuita pelo Ministério da Educação:
Download Livro Maria Montessori – Hermann Röhrs