“A biomimética inaugura uma era baseada não no que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela. Essa mudança de aprender sobre a natureza para aprender com a natureza requer um novo método de investigação.”
– Janine Benyus, co-fundadora da Biomimicry 3.8
Design natural
Perfeição, nenhuma outra palavra poderia descrever melhor a natureza que nos cerca.
É incrível como ela consegue encontrar soluções para seus problemas se adaptando e desenvolvendo mecanismos para as mais diversas situações. Inegavelmente, suas formas e organismos são extrema eficácia para a realização da função a qual se destinam. Veja como exemplo os pinguins que possuem um corpo hidrodinâmico e oleoso para que possam deslisar em altas velocidades na água, ainda sobre os pássaros, em diversas regiões existem aves com bicos adaptados justamente para facilitar o consumo de seu alimento, como os bicos afiados das águias capazes de rasgar suas presas ou o bico curvo do papagaio que é perfeito para quebrar sementes. Tantas soluções criativas estão presentes em toda a sua diversidade desde minerais, plantas até animais.
O que é?
A biomimética une a natureza ao design, permitindo a criação de ideias inovadoras. Ela consiste basicamente no estudo da forma e estruturas biológicas de algo orgânico para extrair e sintetizar ideias, posteriormente aplicadas na solução de problemas dentro do design, arquitetura e engenharia. Ou seja, a partir de um método, um organismo será estudado e avaliado, tendo suas principais características e funções analisadas e entendidas. Vale lembrar que um projeto, é arquitetado através de uma metodologia com o intuito de cumprir um objetivo na qual geralmente requer a solução de um ou mais problemas. Sobre a biomimética, em suma, é como se descobríssemos qual o conceito de funcionamento de tal sistema, onde a partir desse conceito as possibilidades para solução seriam estudadas.
Assim sendo, um clássico exemplo , foi a criação do suiço Georges de Mestral no final da década de 40. Após uma planta chamada barcana (arctium) grudar em sua roupa ele ficou intrigado como o fato dos ganchos se agarrarem ao algodão, analisou a estrutura e inventou o famoso velcro.
No design de produto, essa incrível ferramenta pode ser aplicada em um projeto, nas etapas de análise, quando se tem ou não, um problema definido, e na criação, com o fim de resolver a maneira com a qual o produto irá cumprir determinada função. Atualmente existem empresas especializadas na área, com o intuito de prestar consultorias, na qual desenvolveram metodologias únicas como a Biomimicry 3.8 ou a Amazu por exemplo. Por fim, você pode saber mais sobre biomimética em:
https://biomimicry.net/
http://amazu.bio/
https://asknature.org/
https://www.forbes.com/sites/rebeccabagley/2014/04/15/biomimicry-how-nature-can-streamline-your-business-for-innovation/#7c9671154380
https://www.forbes.com/2009/07/22/biomimicry-ted-nature-technology-breakthroughs-biomimicry.html#16b6ac83f78d