É comum ver por aí notícias e postagens dizendo: vejam o que será tendência no próximo ano ou confira o que vai ser tendência no mundo da decoração por exemplo. Mas, já parou pra pensar o que realmente significa tendência? Seria um sinal avisando o que preciso comprar? Muitas pessoas talvez numa tentativa de se sentir incluso em um grupo social, acabam por se deixar levar por essas influências. Pois bem, o capitalismo tem dessas coisinhas e tendência de fato não deve ser confundida com a moda, ou até mesmo a onda, que é algo que está bem relacionado e também pode ser confundida com a moda.
Definindo tendências
Em resumo, tendência se define como aquilo que vai acontecer de acordo com a mudança de comportamento das pessoas a longo prazo. Ou seja, suas mudanças de hábito, sua maneira de pensar e agir ou sua forma de pensar por exemplo. Ela está dividida entre macro e micro tendências. A macro é um fenômeno que afeta a sociedade em grandes proporções nos mais variados segmentos de consumo, enquanto a micro atinge apenas um pequeno numero limitado de indivíduos e costumam durar menos tempo que a anterior.
Caranguejo que dorme a onda leva
A moda é efêmera! Ela diz respeito ao que é predominante no que se refere a usos e costumes em certo grupo de pessoas e dado momento e geralmente é composta por diversos estilos. Apesar de estar sempre se reinventando, buscando referências do passado, tem uma duração bem menor que as tendências.
Por exemplo, a moda pode mudar de forma sazonal, ao contrário da tendência. Pode se dizer que moda é um resultado da tendência, pois vários fatores sociais irão propiciar como a moda em determinado período irá ser definida.
Já a onda é aquela típica modinha que vem literalmente como uma onda causando um impacto muito grande na sociedade de consumo de maneira repentina. Ninguém sabe de onde vem e muito menos percebe quando acaba, pois ela vai embora da mesma forma que surgiu, de maneira muito rápida. Um exemplo disso são aqueles spiners que as crianças e adolescentes estavam usando a um tempo atrás, em dois meses virou febre, logo depois ninguém mais tocou no assunto.
O espírito do tempo
Para que se possa estar atento às possíveis mudanças de paradigma, é necessário estar atento ao espírito do tempo, cujo termo especialistas definem como Zeitgeist. Um termo alemão que significa um conjunto de valores e características de tal época, a maneira de pensar em comum daquela época, a mentalidade das pessoas. E esse pensamento vai mudando com o passar dos anos, a famosa mudança de paradigmas. Um claro exemplo disso é a valorização da mulher que estamos tendo nos últimos tempos ( o que é um ponto extremamente positivo), logo para os mais atentos é possível perceber um marketing extremamente agressivo nas mídias com o foco neste público-alvo, isso em vários setores do mercado.
Isso acontece por que, muitas empresas estudam a fundo as tendências e até mesmo contratam empresas especializadas que irão aplicar métodos para identificar tais mudanças. Métodos esses que vêm sendo melhorados pois a análise dos dados ainda é um tanto quanto intuitiva. Assim é possível estar um passo a frente dos concorrentes quanto ao lançamento de novos produtos no mercado. E assim as coisas vão seguindo, num constante ciclo, onde as tendências surgem, são identificadas, consequentemente direcionam a moda e as ondas e logo são absorvidas pelas massas.