O designer nada mais é, que um mediador entre o público consumidor/usuário e a empresa ou prestador de serviço. Traduzindo de um para o outro seus anseios em forma de resolução de problemas, ou seja, projetos. Diria que, esse profissional vai além, pois é responsável por tornar as coisas viáveis, usáveis e atrativas. Esses objetos não podem oferecer qualquer risco à saúde do usuário. Para ele, o ser humano é a base de qualquer projeto, e nenhum de seus gostos e emoções podem ser deixados de lado.
O pensamento de um designer
Cabe a ele também pensar adiante, o tão clichê fora da caixa que busca inovar e descobrir oportunidades até então desconhecidas. Porque não usar algo que deu certo em uma área para ajudar a solucionar outra coisa de uma área completamente diferente? Este é um princípio de criatividade. Para longe com os conceitos de “clean e arrojado” ( sabe se lá Deus quem inventou isso), não estamos falando sobre desenhar coisas bonitinhas.
Projetando o futuro
Estamos falando de planejamento. Portanto, o designer, irá gerir seu projeto visando total conforto e satisfação do usuário sob vários aspectos possíveis. Algo que é pensado para atender às necessidades de um nicho consumidor, seja restrito ou de grande massa. O que acaba por trazer certa vantagem para as empresas no mercado que adotam design em seus processos.
Sobretudo, também é dever prezar pelo menor impacto ambiental possível ao criar algo novo. Qualquer produto é dotado de um ciclo de vida, que na maioria das vezes gera resíduos, este ciclo vai desde a produção até o descarte. Todos esses pontos devem ser avaliados rigorosamente.