Índice
A longa paixão do homem pelas plantas
Muitos não sabem, mas as plantas são utilizadas pelo homem como forma de ornamentação desde tempos primitivos. Junto a essa aproximação ele também percebeu ao observar o comportamento dos animais, que algumas plantas não só podem ser comestíveis como também curar enfermidades, e até mesmo causar certos males. A partir daí, a presença dos jardins se manteve viva no cotidiano de diversos povos do mundo ao longo da história, apresentando características de estilo diferentes de acordo com cada cultura distinta.
Esse costume nunca fora tão atual, e seu uso vem crescendo cada vez mais, afinal elas trazem certa tranquilidade para o ambiente, aproxima o homem da natureza e muitas delas ajudam a melhorar a qualidade do ar eliminando gases tóxicos. Apesar de termos hoje a opção de adquirir plantas artificiais, a maioria das pessoas ainda opta pelo uso das naturais. E pra quem quer decorar sua casa, porém está em dúvida sobre que planta adquirir, abaixo temos uma lista com plantas ideais para espaços internos.
Samambaias
Ah… a boa e velha samambaia. Sem dúvida uma das plantas mais usadas no paisagismo. É uma planta tropical que adora ambientes úmidos e bem iluminados, ou com sombra ou meia sombra. O que decerto a torna ideal para o uso em jardins verticais e vasos suspensos.
Esta espécie por sua vez, requer bastante cuidado, com uma rega diária, porém não excessiva, portanto borrifadas de água diretamente nas folhas em dias quentes e adição de substratos em seu vaso, ajudam a manter um verde mais intenso em suas folhagens.
Orquídeas
Feminilidade em cada forma. Suas flores das mais variadas cores conseguem embelezar qualquer ambiente de maneira sutil e harmoniosa. A orquídea borboleta é uma boa pedida para quem não tem muita experiência no cuidado dessas plantas. O ideal é que fique perto da janela para que não receba sol diretamente durante todo o dia, mas ainda assim aproveite a claridade. Ela odeia ambientes secos, e demanda de uma boa drenagem por isso deve ser regada a cada três ou cinco dias.
Marantas
É um grupo de diversas espécies cujas folhas parecem ter sido pintadas na tela por um artista, inegavelmente uma verdadeira obra de arte da natureza. Assim como a samambaia, também são plantas que necessitam de ambientes com sombra ou meia sombra (a luz é necessária, porém, tomar sol diretamente nem pensar), e uma terra que sempre esteja umedecida com rega dia sim dia não. Lembrando que ela não gosta de frio!
Lírios da paz
Como o próprio nome já diz, harmônia e tranquilidade materializados na forma de uma planta, o que certamente é transmitido para ambientes onde esta planta está presente. Possui uma inflorescência peculiar de uma única pétala. Gosta de meia sombra (evitar ao máximo exposição direta ao sol), pode ser regada a cada três dias em períodos mais quentes enquanto no inverno é possível reduzir a frequência. Terra adubada, esterco e areia ajudam a manter essa planta mais saudável por exemplo.
Asplênios
A princípio suas folhas podem lembrar massa de macarrão de lasanha. Mas, quem precisa de flor quando se tem uma folha tão linda não é mesmo? Um tipo de Samambaia que ao contrário das espécies populares, joga suas folhagens para cima. Gosta de sombra e água fresca, suas regas precisam ser frequentes.
Caládios
Plantas nativas aqui do Brasil, que possuem folhagens coloridas em formas de coração. Apesar de sua beleza, é uma planta tóxica, por conta disso é necessário cuidado ao manusear e manter a distância de crianças e animais. Sua rega é moderada e é ideal para ambientes de meia sombra sem incidência direta do sol, se desenvolve bem mesmo sem adubação.
Antúrios
Apesar de possuir uma inflorescência bem similar aos lírios da paz, pode se apresentar sob diversas cores. Ornam bem quando colocados em vasos nos ambientes da sala e banheiro. Também gosta de meia sombra e sua rega pode ser moderada. É interessante borrifar um pouquinho de água nas folhas em dias muito quentes. Sobretudo, devemos lembrar que esta planta também é toxica caso seja ingerida.
Peperômias
Suas espécies apresentam lindas e volumosas folhagens com diversas variações de tonalidade e textura. Uma planta sutil e perene que geralmente se mantém em uma estatura bem baixinha. Não é uma planta muito difícil de se cuidar, afinal requer uma rega pouco frequente, mesmo no verão. Como todas as plantas da lista, gosta de ambientes bem iluminados, porém sem tomar sol.
Jiboias
Além de ornamentar o ambiente, ela é capaz de purificar o ar como nenhuma outra. Quando colocada em vasos seu crescimento se mantém com uma altura baixa. É uma planta super fácil de cuidar, afinal não possui muitas exigências quanto a luz e terra, além de poder ser regada moderadamente.
Bromélias
Uma planta 100% tropical, que na natureza costuma crescer no tronco das árvores em meio as florestas. Possui uma beleza única, devido às suas brácteas coloridas que protegem suas delicadas e tímidas flores. A maioria das espécies gosta de meia sombra ao mesmo tempo que também se adéqua bem a ambientes úmidos e iluminados. Ela necessita ser regada frequentemente sem encharcar as raízes é claro.
Menção honrosa: cactos e suculentas
Não poderia deixar de falar de nossos queridos cactos e suculentas. Suas inúmeras vantagens fazem qualquer amante de plantas querer ter um em casa. São baratas, acumulam água (por conta disso necessitam de pouquíssima rega), e principalmente, são encontradas sob as mais variadas formas e cores, cada uma mais linda que a outra. É essencial que fiquem em locais que recebam bastante luz.